Make your own free website on Tripod.com
Projeto Ginástica Laboral

Home

Conheça a Fisitec
Nossos Serviços
Projeto Ginástica Laboral
Benefícios da Atividade Física
Condomínios
Personal Trainers
Cursos
Cadastre-se á Fisitec
Links Interessantes
Livro de Visitas
Fisitec Corporation

Projeto Piloto

Projeto Ginástica Laboral

O Projeto Ginástica Laboral é realizado na própria empresa em todas suas etapas. Após o copilamento e entrega de dados, os professores passam a aplicar a ginástica no próprio ambiente de trabalho. São realizados exercícios específicos de acordo com a prescrição de exercícios sugerido pelo avaliador e, para que haja um desenvolvimento evolutivo orientado e supervisionado para obter resultados.

Ginástica Laboral Compensatória - Vernaegen, Apud Kolling (1980, p.34)

A G.L.C. (ginastica laboral compensatória) representa um conjunto de exercícios físicos aplicados aos problemas do trabalho, particularmente aos operários de fábricas.
Esta Ginástica é praticada durante a jornada de trabalho, junto às máquinas, eventualmente no refeitório ou num espaço livre, de conformidade com o tipo de trabalho, por um breve um tempo de 10 a 15 min.
Devido ao auto índice de acidentes no trabalho, que ocorrem com operários durante sua longa jornada de serviço, decorrentes da fadiga muscular e fadiga residual, surgiu a necessidade de se desenvolver um programa especial de atividades físicas As atividades previstas devem ser aplicadas durante o horário detrabalho preferencialmente no horário de maior corrência de acidentes, com o objetivo de diminuir o número destes, bem como promover a educação para a saúde no trabalho e uma maior produtividade industrial.

Os exercícios programados devem buscar a contração muscular antagonista daquela exigida durante o trabalho, provocando assim um alongamento e relaxamento desta. Quando as atividades de trabalho forem unilaterais, deve-se praticar também exercícios de compensação para o lado menos solicitado.

Explicitação:

G.L.P.- Visa a preparação das estrutuas que vem a ser utilizadas durante a jornada de trabalho.
Ex.: Aquecimento e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas, podendo também ter bons resultados com Aquecimento e ou alongamentos gerais.
Duração de 05 a 10 minutos, antes da jornada de trabalho.

G.L.C. - Busca a compensação das estruturas utilizadas no posto de trabalho.
Ex.: Programa de exercícios para um desporto unilateral, Tênis, Polo...
Duração geralmente de 10 minutos nas empresas, durante a jornada de trabalho.

G.L.R.- Visa o relaxamento das estruturas utilizadas durante a jornada de trabalho.
Ex.: .: Alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas, podendo também ter bons resultados com alongamentos gerais.
Duração geralmente de 10 minutos após a jornada de trabalho.


Histórico da Ginástica Laboral

Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura
editada na POLÔNIA em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa, era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No Início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil o eforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Esta proposta foi estabelecida pela escola de Educação de FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de Educação Física Compensatória e Recreação, não foi encontrado
material de continuidade deste trabalho.


O que é uma sessão de ginástica laboral?

Definida por alguns autores como ginástica destinada a trabalhadores, Uma sessão de ginástica laboral visa dar a oportunidade aos trabalhadores executarem uma séries de exercícios com restrito espaço de tempo, com o objetivo de: prepará-lo para a jornada de trabalho, relaxar após a jornada de trabalho e compensar a musculatura antagonista a exigida.


Conceito segundo Marchi e Santos:

Conjunto de atividades físicas destinadas a trabalhadores, que a partir de uma análise e avaliação laboral é estabelecido um programa de atividade física de grupo tendo por objetivo possibilitar o funcionário executar suas atividades laborais com mais qualidade e disposição, visando também como uma das formas de prevensão de LER/DORT, esse programa de atividade física inclui: exercícios de compensação muscular, exercícios de flexibilidade, técnicas de relaxamento, alongamento, e também periódicas atividades lúdicas que visam a integração entre funcionários.

Programa

Avaliação laboral I
Copilamento de dados que são indispensáveis para que se estabeleça um programa adequado:
Recursos- local onde irá ser executado, salões, auditórios, refeitórios, posto de trabalho, etc. ...
Tempo sessões de 30 min podendo ser dividida em 3ou 2/dia
Freqüência semanal a partir de 3 vezes por dia.
Nº total de funcionários
Nº total de setores
Todos estes dados serão observados no ambiente de trabalho com acompanhamento de pessoas competentes e que auxiliem na informação necessária para que poça ser emitido um relatório e análize técnica com a recomendação do programa e 2 alternativas com seus benefícios e limitações.
Sendo também observado fatores Ergonômicos que serão apontados somente na segunda etapa.
Uma vez que já tenha estes dados definidos requer-se uma nova etapa.
Avaliação -I Honorários gratuito.

Avaliação laboral II
Quando as turmas já estão definidas mediante a confirmação do contrato, se inicia o Programa básico de ginástica laboral, será realizado por determinado período até que seja observado as necessidades de cada setor feita através de análise cinesiologica, entregue este em relatório.


Parecer Ergonômico O que diferencia e muito do laudo ergonômico, consta dados observados que possam ser ou não fatores de risco para a ocorrência de LER/DORT, por ser fator de análise ergonômica o profissional avaliador fica isento pela identificação e que tome providências referentes á estes, sua tarefa é apenas de apontar se há ou não o fator. Ex.: Existe fator ergonômico que deve ser reavaliado referente aos acentos e mesa do setor de digitação.

Tempo estimado da avaliação 30 dias, após este encerra-se a fase de avaliação.
Honorários de avaliação embutido no contrato.

Programa específico
O professor monitor receberá mensalmente uma planilha de recomendação de exercícios confeccionada pelo avaliador por cada setor que terá o programa específico.
A chamada fica facultativa ao professor monitor dependendo da exigência por parte da empresa.
N.º da turmas
N.º de componentes de cada turma
Horários etc...


Planilha de recomendação de exercícios
Consta quais os exercícios do microciclo do mês, tendo que ser também emitidos relatórios mensalmente por parte do professor monitor ao orientador que visa o controle das atividades.


Até onde é eficiente e seguro o treinamento de compensação muscular?
Para que se faça um treinamento de reforço muscular para a compensação pode-se usar de algumas técnicas específicas, exercícios com banda elástica, exercícios que utilize o peso do próprio corpo, exercícios que também visam a contração estática, etc...desde que obedeça princípios básicos de treinamento pode-se então realizar um treinamento seguro e satisfatório.


Qual o embasamento teórico da Ginástica laboral?
Poucos estudos são publicados sobre ginástica laboral por este motivo se trabalha com programas específicos dentre a periodização do treinamento de valências físicas que auxiliem os funcionários em suas atividades laborais.

No ambiente de trabalho pode acontecer situações adversas quanto as atividades cuja função fuja da produção, por este motivo as atividades são mais globais.


Objetivos do treinamento de ginástica laboral.
Treinar e desenvolver: flexibilidade, alongamento visando relaxamento da musculatura, compensação muscular dos funcionários, que também colabora como uma das formas de prevenção das LER/DORT.